segunda-feira, 7 de junho de 2010

DICAS DE TREINAMENTO DE CORRIDA E TRIATHLON NO INVERNO

DICAS DE TREINAMENTO DE CORRIDA NO INVERNO









.No inverno com seus dias frios e ventos gelados, a maioria dos corredores, ciclistas e triathletas acham cada vez mais difícil e complicado realizar seus treinos que estão programados na sua planilha, isso porque o frio tem seus desconfortos, e aquela sensação de preguiça que sempre aparece.

.Está aqui algumas dicas, para você espantar estes obstáculos que tanto atrapalha alguns corredores, ciclistas e triathletas.











1-Lembre de se alimentar melhor nesta época do ano, pois no período de frio o gasto calórico é maior do que em épocas de temperaturas agradáveis, pois além de ocorrer o gasto energético pelo exercício, existe um gasto extra para manter a temperatura corporal. Com isto suas reservas de glicogênio nos músculos e no fígado se esgotam mais facilmente, e como consequência ocorre um aumento na produção de lactato (ácido lático)



2-Os homens devem ficar mais atentos ao frio, pois ele tem mais dificuldades de se aclimatar, isso devido à taxa de gordura inferior a da mulher, lembrando que a gordura funciona como um isolante térmico. Muito cuidado com suas roupas, não se esqueça de se agasalhar!



3-No frio deve se ficar atento aos sinais de hipotermia, (quando a temperatura corporal cai abaixo de 35 graus centígrados) como formigamento, apatia, sensação de queimação no nariz e nas orelhas.



4-Cuidado com os treinos de longa duração, neles a chance de ocorrer hipotermia é maior, devido à intensidade não ser alta, e a exposição ao frio são por um longo período.



5-Fique atento as suas roupas, use roupas de tecidos térmicos, resistentes ao frio e que não atrapalhe o suor na sua evaporação. Procure usar várias camadas de roupas, pois no caso você sinta calor, terá mais facilidade de tirar camada por camada sem se resfriar bruscamente.



6-Não corra ou pedale com roupas úmidas, você resfriará o seu corpo muito rápido correndo o risco de hipotermia acelerada e até um belo resfriado.



7-Proteja as extremidades do corpo, como cabeça, mãos e pés. Nelas você perde 30% 45% do calor corporal.



8-Não se esqueça da hidratação, nem mesmo no frio, pois ela ainda continua sendo importante, para a função de manter a temperatura corporal ideal.



9-Uma das dicas mais importantes é o aquecimento, o velho e bom aquecimento, sempre usado em todas as atividades físicas, tendo uma importância muito maior que alongar antes da atividade.



10- Para os dias de competições, é importante que se faça um pré aquecimento, 5 a 10 minutos trotando bem leve, depois um bom alongamento da musculatura, depois alguns pequenos tiros de 50m a 70% a 80% da capacidade máxima, para ajudar a ajustar as primeiras funções fisiológicas do corpo.



11-Se possível correr em períodos do dia onde a temperatura possa estar mais elevada. Se não treinar nestes horários pelo menos treine com base nestas dicas e informações.



12-Logo após o treino troque sua roupa úmida, por uma roupa seca e quente, para não ocorrer o resfriamento do corpo.



13-Passar um creme hidratante no corpo, não podendo esquecer que a exposição excessiva da pele ao frio, prejudica a hidratação da pele, ficando assim muito ressecada e envelhecida.









SEJA RESPONSÁVEL COM SUA SAÚDE E BONS TREINOS!







PROF. ALEX BUSNELLO OLIVEIRA



TÉCNICO DE CORRIDA, TRIATHLON E CICLISMO DA ALEX BUSNELLO ASSESSORIA ESPORTIVA.

TÉCNICO DE CORRIDA DO CLUBE PAINEIRAS DO MORUMBY (SCORP).

TEL-8381-9830 / CREF-024447-G/SP

Nenhum comentário: